Reunião empossa Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Cataguases

Na tarde de hoje, dia 27, aconteceu no salão nobre da Prefeitura a posse da gestão 2021/2023 do Conselho Municipal de Trabalho, Emprego e Renda de Cataguases (CMTER). Desativada desde 2017, a organização foi reativada neste ano pelo prefeito José Henriques, após sansão da Lei nº 4760/2021. O CMTER funciona sob gestão tripartite, ou seja, possui representantes do Governo Municipal, dos empregados e dos empregadores. Na próxima reunião serão definidos em eleição o presidente e os demais membros da gestão.

A solenidade também foi uma oportunidade de discutir a economia da cidade. Alguns dos assuntos debatidos foram a melhoria da infraestrutura da cidade, a criação de mais um distrito industrial e a atração de novas empresas, com a geração de emprego e renda. Estiveram  presentes o prefeito José Henriques, o assessor de planejamento, Luís Paixão, a secretária de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno e, a coordenadora do SINE Cataguases, Aline Sousa.

José Henriques comentou o início das atividades do conselho. “A reativação do Conselho acontece em um contexto que temos um alto número de desempregados e a necessidade do desenvolvimento da nossa cidade. Esse é o primeiro passo para reativarmos nossa economia e ter uma Cataguases desenvolvida e vê-la crescendo também para outras regiões da cidade, como a do bairro Justino e da Taquara Preta, possibilitando com isso a geração de emprego e renda. A intenção também é trazer novas atividades econômicas e encontrarmos setores que se identifiquem com a nossa cidade”, avaliou.

Como representantes dos trabalhadores, foram nomeados como titulares o presidente do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Cataguases, Carlos Silvério, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação e Tecelagem, Francisco Carlos Coelho e o presidente do Sindicato dos empregados em Turismo, Hospitalidade, Asseio e Conservação, Limpeza Urbana, Condomínios, Comércio Hoteleiro, Bares, Restaurantes e similares de Cataguases e Região, Gabriel Pussente.

Como representantes da Bancada do Governo, os titulares são a coordenadora do SINE Cataguases, Aline Sousa, a secretária de Desenvolvimento Social, Carol Damasceno e o vereador e vice-presidente da Câmara dos Vereadores, Beto do Leonardo. Os titulares da bancada dos empregadores, os representantes são o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Sertório Rodrigues Duarte, o presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Energia Elétrica e Empresas e Prestadoras de Serviços no Setor Privado de Energia, Newton Antônio Dutra e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Cataguases, Serafim Cabral Filho.