Prefeito José Henriques recebe projeto de reforma estrutural da “ponte nova”

Na última quinta-feira, dia 29, o prefeito José Henriques esteve em Juiz de Fora, quando recebeu da empresa Acomax Construções o projeto da obra de reforma da Ponte Pedro Dutra Nicácio Neto, popularmente conhecida como “ponte nova”. O projeto é indispensável para que a Administração Municipal possa, a partir de agora, se empenhar, junto aos governos federal ou estadual, ou por meio de emendas parlamentares, para obter os recursos necessários para a realização da obra, atualmente estimados em 1,9 milhão de reais.
Ainda em janeiro, tão logo assumiu o atual mandato, o prefeito José Henriques mobilizou sua equipe para realizar uma licitação para a contratação da empresa responsável pela elaboração deste projeto executivo. Vencedora do certame, a Acomax orçou o projeto em R$ 174.929,87, pouco abaixo do valor estimado de R$ 176.154,13.
A ponte foi construída no início dos anos 50 do século passado e, recentemente, por recomendação de técnicos do Ministério Publico, que a vistoriaram em meados do ano passado, por ela só podem circular veículos com até 16 toneladas.
Entregue um pouco antes do prazo programado (previsto para agosto), o projeto da Acomax envolveu levantamento topográfico original, cadastramento detalhado da geometria estrutural da ponte (lajes, vigas, pilares e blocos de fundação), o cadastramento de danos, a análise estrutural, um relatório de diagnóstico e o projeto propriamente de recuperação, reforma e reforço da ponte, contendo planilhas descritivas do andamento da obra, a definição quantitativa dos serviços e o orçamento estimado para ela.
O objetivo da obra proposta será aumentar a vida útil da ponte que, embora não ofereça grandes riscos, encontra-se atualmente com limitação de peso para passagem de veículos, devido ao desgaste natural.