As fortes chuvas desde a noite de ontem e madrugada desta terça-feira, dia 10, provocaram na manhã de hoje um deslizamento de encosta com queda de árvores na Avenida Veríssimo de Mendonça, próximo ao Bahamas Mix. A via chegou a ficar interditada e a alternativa para acesso ao Bairro Paraíso e região teve que ser feita pela Vila Minalda e Avenida Centenário, Entretanto, o com o trabalho rápido dos técnicos da prefeitura, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, no final da manhã a Avenida já estava totalmente liberada para o trânsito.
Outra ocorrência registrada nesta terça-feira pela Defesa Civil foi a abertura de uma cratera na Rua Álvaro França, no bairro Sol Nascente. O dano resulta de um processo erosivo no solo, em decorrência de rompimento de uma rede pluvial. Com isso, a rua encontra-se totalmente interditada em um trecho que compreende uma quadra, por onde o trânsito tem sido desviado.
Devido ao transbordo do Rio Pomba nesta manhã, moradores que se encontrem em áreas ribeirinhas devem retirar imediatamente os pertences de suas casas e evacuar tais locais, conforme recomendação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Muitos moradores, especialmente das partes baixas do Bairro Beira Rio e da Avenida Nicolau Siervi, na Vila Minalda, já se organizavam em mudança e deixando suas casas. A prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, mantém a disposição três caminhões para atender aos moradores nessa mobilização para salvar vidas e evitar prejuízos.
Acolhimento
Segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Social, até a manhã de hoje, dia 10, Cataguases tinha 1.252 pessoas desalojadas, ou seja, que saíram de suas residências e estavam em outros imóveis, como por exemplo, de amigos ou parentes. Quarenta e sete pessoas estavam desabrigadas e foram acolhidas pela Prefeitura em abrigos provisórios montados em espaços municipais. Dessas, 9 estavam na Escola Manoel Dutra de Siqueira, no bairro São Diniz, 25 na Turminha da Mônica, no Popular, 11 na Escola Professor Antônio Amaro, na Granjaria, e duas no Albergue. Nesses locais, as pessoas dispõem de atendimento integral como alimentação, colchonetes, artigos de higiene pessoal e fraldas geriátricas e infantis a quem precisa. Todas elas já estão cadastradas no banco de dados da secretaria municipal de Desenvolvimento Social para a inclusão em políticas socioassistenciais.
Neste momento, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros pedem que a população fique atenta aos riscos nas encostas e trincas em residências. Também é preciso evitar o trânsito em áreas alagadas, próximo aos ribeirões com risco de transbordamento e só sair de casa se necessário, pois os veículos da Prefeitura estão em operação prestando assistência e socorro. Outra orientação importante é que as pessoas acessem e compartilhem somente informações de veículos confiáveis, como os canais oficiais da Prefeitura. Os interessados em doar às vítimas da enchente podem entrar em contato com a secretaria dos Conselhos, localizada na Galeria Salgado, no centro da cidade, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 16h.
Os itens necessários para a população afetada são: água, alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis para adultos e crianças, leite, móveis, produtos de higiene pessoal e roupas de cama.
Na tarde de hoje, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Social, a Prefeitura recebeu ajuda humanitária do Governo de Minas Gerais contendo 150 cestas básicas, 50 colchões com kits dormitórios e 40 kits de higiene que serão destinados às vítimas das chuvas em Cataguases.
Existe alguma orientação especial quanto à iminência de o nível do Rio Pomba subir nas próximas horas deste dia, para além dos índices históricos, por conta da abertura de comportas de Usinas acima ou evento climático já em curso em cidades às margens dos rios que cortam a cidade de Cataguases?
Estamos muito preocupados na Taquara Preta!